Notícias
Teste de Proficiência Inglês - Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão da Produção Industrial, Logística e Logísti
Publicado em: 31/01/2023 às 14:42.
Última alteração em: 09/02/2023 às 15:06.

Os cursos de graduação oferecidos pela Fatec têm Inglês em sua matriz curricular; objetivando melhor preparar os alunos para o mercado de trabalho. Na maioria dos cursos a disciplina de Inglês é oferecida em 6 semestres e o objetivo do curso é desenvolver a linguagem corporativa, voltada para sua área de atuação.

Promovemos um exame de nivelamento no início do curso. Ao realizar o teste, você poderá ser dispensado de um semestre apenas, de mais de um, ou de todos, dependendo de seu desempenho nos exames escrito (online) e oral.

CONHEÇA O EXAME DE NIVELAMENTO/PROFICIÊNCIA INGLÊS – Sistema NEPLE

- Questionário sobre perfil do aluno

- Fase 1 – On-line Test

- Fase 2 – Speaking Test - Interview

As aplicações do exame de proficiência deverão acontecer de maneira virtual.

Se você NÃO possuir conhecimento prévio de Inglês ou não desejar dispensa da disciplina, pois deseja cursar a matéria, não deverá fazer o exame.

Como os sistemas (SIGA e NEPLE) estão integrados, você só poderá fazer o exame de nivelamento no sistema NEPLE após sua matrícula estar concluída no sistema SIGA, o e-mail institucional (@fatec.sp.gov.br) ter sido gerado e o seu nome ter sido incluído na sala de aula no Teams, pois esse será o ambiente de contato entre professor e alunos, para instruções sobre o exame e para realização do exame oral.

Questionário sobre perfil do aluno: on-line, de múltipla escolha, em português, sobre seu perfil e experiência prévia com a(s) língua(s).

O teste de Proficiência conta com 2 fases: (datas e horários na figura da postagem)

Fase 1 - On-line Test (exame escrito) deverá ser acessado no endereço: https://neple.cps.sp.gov.br/neple/

O exame é composto por 60 questões de múltipla escolha. Cada grupo de 10 questões possui o conteúdo equivalente a um semestre. Assim:

Questões 1 – 10 = 1º. Semestre

Questões 11 – 20 = 2º. semestre

Questões 21 – 30 = 3º. Semestre

Questões 31 – 40 = 4º. Semestre

Questões 41 – 50 = 5º. Semestre

Questões 51 – 60 = 6º. Semestre

Você precisará acertar 60% de cada grupo de 10 questões para prosseguir na prova.

Exemplo:

Questões 1 – 10 = 60% acertos (ou mais) - O aluno prossegue para as questões seguintes.

Questões 11 - 20 = 50% acertos (ou menos) - O sistema bloqueia automaticamente, encerra o exame e o aluno não consegue prosseguir na prova.

Faça a prova em um lugar tranquilo. Você terá 60 minutos para fazer a prova on-line. O sistema fechará automaticamente após 60 minutos. É necessário o uso de fone de ouvido, para alguns exercícios.

A Fase 2_ Speaking Test – Interview (exame oral) – Apenas os alunos que passarem do primeiro semestre serão convocados para a entrevista. A entrevista também será na modalidade virtual, utilizando a plataforma TEAMS da Microsoft. O uso da câmera é obrigatório durante a avaliação, para confirmar a identidade do aluno. Somente terão as dispensas validadas aqueles que comprovarem oralidade compatível com os resultados obtidos no exame escrito, após terem concluído todas as etapas do exame.

A nota final é a média das notas obtidas na prova on-line e na entrevista. Em caso de aprovação, a nota obtida em cada nível será lançada no seu Histórico Escolar. Caso a nota obtida para a dispensa não seja satisfatória, você poderá entrar em contato com a Secretaria Acadêmica, fazer uma declaração desistindo do resultado e cursar a disciplina.

DATAS e HORÁRIOS das provas de proficiência de Inglês (conforme imagem da postagem):

Alunos ingressantes:

Fase 1- Prova on-line: http://neple.cps.sp.gov.br/neple/

O exame será aplicado pela equipe de aplicação nos horários e dias especificados abaixo. Escolha um dos dias e horários para realizar o teste.

Alunos de Logística e Produção Industrial que fizeram a prova na plataforma no dia 13/02 serão convocados para a entrevista no dia 15/02 das 9:00 às 10:00 e das 18:00 às 20:00.

Alunos de Logística e Produção Industrial que fizeram a prova na plataforma no dia 15/02 serão convocados para a entrevista no dia 16/02 das 14:00 às 15:00 e das 18:00 às 20:00.

Alunos de Logística Aeroportuária, ADS e Comex farão a entrevista com os professores da disciplina no dia que os docentes marcarem com a turma.

Fase 2- Speaking Test – Interview

A entrevista acontecerá pelo Teams nos dias 15/02 e 16/02, de acordo com o cronograma de cursos acima. Nesses dias as professoras contatarão os alunos individualmente pelo Teams por chamada de vídeo obrigatória.

O resultado final do exame de proficiência e o aviso de dispensa da disciplina serão divulgados pela Secretaria Acadêmica a partir de 14/04. O resultado sairá na interface do aluno no Siga.

Assista ao vídeo tutorial com as instruções para o acesso, cadastro e exame de proficiência na plataforma NEPLE - https://youtu.be/2S4SGe-3ItQ

English Team – Fatec Guarulhos - February 2023

Categorias: