Perfil Profissional

O profissional de Logística estuda e dimensiona sistemas de transporte e de armazenamento de produtos com economia e segurança, a fim de melhorar o desempenho de empresas. Ele pode atuar na controladoria, coordenação, expedição, almoxarifado, transporte, armazenagem, compras e distribuição.

Ele ainda analisa o crescimento dos centros urbanos e desenvolve ações para solucionar problemas de trânsito e do transporte de cargas e pessoas, por exemplo, o transporte coletivo. Esta carreira é atuante na participação de projetos de engenharia de tráfego e de educação e segurança no trânsito.

• Coordenação

Me. Milton Francisco de Brito
  • Duração 3 anos.

• Mercado de trabalho

O mercado é promissor já que a necessidade de planejar adequadamente o setor de transportes é urgente. É preciso saber lidar com o trânsito caótico e com as estradas mal cuidadas do país. O maior interesse de contratação vem das empresas transportadoras, automobilísticas, alimentícias e varejistas, que precisam otimizar tempo e dinheiro no transporte e estoque de mercadorias. Outra boa opção está nos órgãos públicos ligados ao setor de engenharia de tráfego.

Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de março deste ano, 91% das maiores empresas do Brasil terceirizam serviços de logística e transportes, nível semelhante ao dos EUA e da Europa. Em 81% dos casos, segundo o estudo, o objetivo é reduzir custos. Nesse contexto, o tecnólogo em Logística desempenha papel fundamental, pois ajuda a controlar as despesas desde a cadeia de suprimentos, passando por armazenagem de estoques e planejamento de rotas de distribuição.

FATEC GUARULHOS RECEBE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LOGÍSTICA

Conforme Conselho Estadual de Educação (CEE), e considerando o contido no Parecer CEE 33/2013, homologado pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, foi renovado por  5 anos o Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Logística, oferecido pela FATEC Guarulhos.

Conforme informação abaixo:

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (32) – 73

Parecer CEE 33/13 – que aprova, com fundamento na Deliberação CEE nº 99/2010, o pedido de Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Logística, oferecido pela Faculdade de Tecnologia de Guarulhos, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, pelo prazo de cinco anos.

........................................................................................