Início
Fontes de Pesquisa

FONTES DE PESQUISA

Existem alguns buscadores focados em pesquisas acadêmicas. Através deles é possível acessar uma variada seleção de artigos, posts, textos, vídeos e outros conteúdos que se encaixam nas exigências das pesquisas acadêmicas. Abaixo segue alguns sites para consulta:

ACM Portal (https://dl.acm.org/)

Voltado para a área da computação, reúne publicações de revistas, conferencias, revistas técnicas, newsletters e livros. Igualmente, todas as publicações possuem o arquivo pdf associado.

BASE (https://www.base-search.net/)

Bielefeld Academic Search Engine é um dos buscadores com mais quantidade de informação do mundo, especialmente para recursos acadêmicos de acesso aberto, desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld na Alemanha. 

 

BDTD (http://bdtd.ibict.br/vufind/)

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, o BDTD possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

 

DIALNET (https://dialnet.unirioja.es/)

É uma das maiores bases de dados com conteúdos científicos nas línguas ibero-americanas e conta com vários recursos: artigos de revistas, revisões bibliográficas, livros, anais de congressos, teses de doutorado. O objetivo é integrar o maior número possível de conteúdo, fornecendo, na medida do possível, acesso a textos completos.

 

GOOGLE ACADÊMICO (https://scholar.google.com.br/?hl=pt)

O Google Scholar — Google Acadêmico em português — é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. O Google Acadêmico funciona que nem o buscador padrão do Google, é só acessar e fazer a pesquisa no campo de busca. E através da sua conta Google é possível salvar artigos em uma biblioteca pessoal. Assim, você organizar todas as informações pesquisadas em um só lugar.

 

HIGH BEAM RESEARCH (https://www.questia.com/hbr-welcome)

HighBeam Research é um sistema que integra artigos, citações de livros, pesquisas publicadas, revistas especializadas e acadêmicas, textos entre outras opções de conteúdos.

IEEEXPLORER (https://ieeexplore.ieee.org/Xplore/home.jsp)

Base de dados que reúne artigos, revistas, livros, em especial das ciências exatas e da terra. Também possui os anais das principais conferências na área de exatas.

MICROSOFT ACADEMIC (https://academic.microsoft.com/home)

É um mecanismo de busca gratuito para publicações e conteúdos acadêmicos. A pesquisa é semântica, fornecendo resultados relevantes e atualizados.

 

ONLINE JOURNALS SEARCH ENGINE(https://www.searchenginejournal.com/)

Ferramenta de pesquisa científica poderosa em que você pode achar jornais, artigos, reportagens e livros científicos.

 

OPEN LIBRARY (https://openlibrary.org/)

Encontre livros clássicos, e-Books e todo tipo de material gratuito. Você pode indicar textos para o site.

 

PORTAL DA CAPES (https://www.periodicos.capes.gov.br/)

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 

PLATAFORMA SUCUPIRA (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/)

plataforma sucupira oferece acesso a documentos completos de artigos de revistas internacionais e nacionais. Além disso, permite que você faça busca por assunto, nome do periódico, livros e outras bases de dados.

 

REDALYC (https://www.redalyc.org/)

No Redalyc você vaio ter a oportunidade de analisar a produção, a difusão, e o consumo da literatura científica de países da América latina, Caribe, Espanha e Portugal. Além disso, existe uma opção dentro do site onde pesquisadores e autores podem criar um perfil e identificar alguns dos trabalhos. Ah, só um detalhe, o site está em Espanhol.

 

REFSEEK (https://www.refseek.com/)

É um mecanismo de busca na web para estudantes e pesquisadores que visa tornar a informação acadêmica acessível a todos. Oferece aos estudantes uma ampla cobertura de assuntos sem sobrecarregar o mecanismo de busca, aumentando assim a visibilidade de informações acadêmicas, muitas vezes perdidas em links patrocinados e resultados comerciais.

 

 

SCIELO (http://www.scielo.br/?lng=pt)

É uma biblioteca eletrônica com um acervo selecionado de periódicos científicos brasileiros. Desenvolvida pela FAPESP e a BIREME, essa ferramenta conta com o suporte do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

 

SCHOLARPEDIA (http://www.scholarpedia.org/article/Main_Page)

É uma enciclopédia de acesso gratuito a textos revisados ​​e mantidos por especialistas acadêmicos de todo o mundo. Scholarpedia se inspira na Wikipédia e tem como objetivo fornecer um tratamento aprofundado aos conteúdos acadêmicos.

 

SCOPUS (https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus)

O Site da editora Elsevier concentra a maior base de dados de artigos científicos, revistas e livros.

SPRINGER LINK (https://link.springer.com/)

Proporciona aos pesquisadores acesso a milhões de documentos científicos de revistas, livros, séries, protocolos e trabalhos de referência.

 

WORLDCAT (https://www.worldcat.org/)

itens de 10 mil bibliotecas como livros, DVDs, CDs e artigos.

 

Caso não encontre o que procura ou fique com alguma dúvida envie-nos um e-mail: biblioteca@fatecguarulhos.edu.br

Compilação e Organização das Informações: Elizangela Fraga – Bibliotecária CRB 8/7888